Sunday, May 23, 2004

Você é o projeto

"Deus é o arquiteto do universo,
e vc é o projeto"

Tantas chances, desperdiçamos quando cruzamos os braços e nos desculpando dizendo:
- Eu não posso mudar o mundo.
Quando na real, a comodidade e as falsas responsabilidades nos colocam na posição de meros espectadores. E o pior é que muitos só descobrem isso quando limitados fisicamente, ou no seu leito de morte. Ainda podemos citar, os que têm consciência de sua missão (crescer e fazer crescer), mas esperam, para quando estiverem mais fortes ou resolvidos, neste caso só ficará mais difícil.
"Se hoje sou deserto, é que eu não sabia
Que as flores com o tempo perdem a força
E a ventania vem mais forte".
E a ventania só atinge quem não construiu seu abrigo, quem não tem seus alicerces plantados para sustentar todo peso de nossa própria missão. Só sofremos influências dos meios nocivos, quando estamos à deriva. Portanto melhor do que acusarmos o sistema que nos leva a virarmos autômatos, é tomarmos uma posição semelhante ao boneco de lata do mágico de Oz, e conseguirmos um coração forte, sábio e principalmente gerador de energias positivas que nos permitam independência em nossa vida.
Uma ferramenta que nos auxilia e muito é a arte; tanto a prática quanto a apreciação. Ler bons livros, freqüentar círculos que tenham no mínimo um compromisso com o moral. Buscar na natureza o KI, a energia abundante que o planeta nos oferece. Integrar-se com a mesma, mesmo que algum desinformado te diga que isso é "programa de índio".
E para quem acha que a plenitude está ligada à uma agenda cheia, muito cuidado, pois estará à disposição de tudo, menos de si mesmo.
Cultivar amigos é a melhor "poupança" que se pode fazer para o futuro, mas que essa relação seja sem compromisso, e não daquele tipo, em que contra a nossa vontade marcamos presença em encontros sociais. Entre amigos não existe cobrança, só confiança.
Fomos projetados para navegarmos, todos na mesma nau. Mas cada um tem seu remo, seu ritmo e sua resistência, por isso não devemos nos comparar ou compromissar com o companheiro ao lado. Seu limite é a sua compreensão.
Se podemos ou não, moldar o mundo a nossa volta, conforme o que desejamos, só vamos descobrir quando tentarmos.
E se hoje a vida não nos sorri, talvez seja porque não damos motivos para isso...afinal, vivemos no mundo que criamos...e nada do que fazemos, ou pensamos, fica sem uma reação, seja esta refletida em nós mesmos ou naqueles que nos cercam.
Sendo assim, estamos constantemente construindo o nosso amanhã, e tomara, que possamos refletir nosso presente, para não repetirmos no futuro, nossos erros do passado.

No comments: